Amazonas - 22 de outubro de 2025

Peça teatral “Silêncio” dá voz à comunidade surda e leva arte inclusiva a Parintins

Em Parintins, no coração do Amazonas, o silêncio tem ganhado uma nova forma de expressão. O projeto “Silêncio – Artista e Surdos” está levando cultura, acessibilidade e inclusão a diferentes espaços da cidade, com apresentações que unem dança, teatro, pintura e performances em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Idealizado pelo artista surdo Adson Gomes, […]

Em Parintins, no coração do Amazonas, o silêncio tem ganhado uma nova forma de expressão. O projeto “Silêncio – Artista e Surdos” está levando cultura, acessibilidade e inclusão a diferentes espaços da cidade, com apresentações que unem dança, teatro, pintura e performances em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Idealizado pelo artista surdo Adson Gomes, o projeto tem apoio da Lei de Fomento à Cultura Aldir Blanc e reúne um elenco composto 100% por artistas surdos. A iniciativa tem encantado o público e reforçado a importância da representatividade na cena cultural do interior do Amazonas.

“Apresentei um projeto aqui no último sábado de muita relevância, bonito, importante para a comunidade, que tem apoio da cultura, isso foi muito importante. Uma apresentação voltada para as crianças, um projeto que foi criado também por mim, com o apoio de pessoas surdas, de amigos. E esse projeto é com o tema Silêncio e também o Surdo Atrapalhado, que tem também apoio das instituições que a gente estuda, teatro, como o liceu. Então é um prazer muito grande para mim ter um projeto aprovado”, contou Adson.

A peça “Silêncio” aborda temas como o preconceito e a discriminação vividos pela comunidade surda, utilizando a poesia como ferramenta de transformação e diálogo.

“O Silêncio demonstra um texto, toda uma história de discriminação, preconceito apresentado que nós vivemos. Então é uma mudança, é mostrar em forma de poesia para a comunidade surda e para os ouvintes, essa acessibilidade, essa inclusão, que a pessoa, ela é importante. Então é importante apresentar para as pessoas, para elas entenderem, porque o ouvinte, é importante ele entender que nós somos surdos, mas estamos juntos, que precisamos de apoio. Então esse projeto vem ajudar nesse apoio cultural, que foi da Lei Aldir Blanc, que ajudou no processo”, destacou o artista.

A cada temporada, a comunidade surda de Parintins amplia sua presença nos palcos e espaços culturais, rompendo barreiras e inspirando novas gerações. O projeto Silêncio – Artista e Surdos mostra que a arte pode ser sentida, vista e compreendida de muitas formas — e que, mesmo sem som, ela continua sendo uma poderosa ferramenta de comunicação e inclusão.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *