Amazonas - 17 de outubro de 2025

Escola Barão de Rio Branco celebra 100 anos de excelência na educação em Manaus

Conheça os personagens da centenária e histórica escola de Manaus. Fundada em 1905, a Escola Estadual Barão do Rio Branco nasceu com o propósito de oferecer educação de qualidade em Manaus. No início, funcionava com turmas separadas entre meninos e meninas, depois passou a atuar como escola complementar mista e, ao longo do tempo, tornou-se […]

Conheça os personagens da centenária e histórica escola de Manaus.

Fundada em 1905, a Escola Estadual Barão do Rio Branco nasceu com o propósito de oferecer educação de qualidade em Manaus. No início, funcionava com turmas separadas entre meninos e meninas, depois passou a atuar como escola complementar mista e, ao longo do tempo, tornou-se um símbolo da educação pública amazonense, atendendo diferentes níveis de ensino.

O atual diretor, Allison Thiago, relembra como a instituição evoluiu ao longo das décadas, sem perder suas raízes.“Antes era uma escola de meninos e de meninas, depois se tornou uma escola mista e quando veio para o novo prédio, na década de 40, então funcionava o ensino fundamental 1 e 2, mas desde 2010 só o fundamental 1, que são os pequenos, do primeiro ao quinto ano.”

A história da escola se confunde com a própria história de Manaus. Em 1943, a unidade foi instalada na Avenida Joaquim Nabuco e, em 1988, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado. Mais do que um espaço de aprendizado, o Barão do Rio Branco formou gerações de manauaras e guarda memórias afetivas de quem passou por seus corredores.

Carolina Brandão, do Museu Amazônico da UFAM

Entre essas memórias está a da pedagoga Carolina Brandão, do Museu Amazônico da UFAM, que estudou no anexo da escola. “O Barão do Rio Branco, meus irmãos estudaram aqui e eu estudava no anexo, que era o Visconde de Mauá, então todo esse pátio aqui era nosso mundo de brincadeira, junto com as outras crianças que ficavam guardando também as suas famílias.”

Márcio Azevedo, ex-aluno

As lembranças também permanecem vivas para Márcio Azevedo, ex-aluno e hoje programador, que estudou na instituição no final dos anos 1990. “Eu comecei aqui em 1998 até 2002, fiz grandes amizades aqui, pessoas maravilhosas e você sabe que sendo uma escola tradicional, 120 anos, tem muita história pela frente, você carrega uma importância muito grande com a construção social das pessoas.”

Maria de Fátima, funcionária há 38 anos

Entre alunos e professores, há também quem dedicou boa parte da vida ao Barão do Rio Branco. Maria de Fátima, funcionária há 38 anos, é parte viva dessa história. “Eu sempre fui muito bem querida no meio dos alunos, trabalhava de manhã e à tarde, mas é assim, sempre aqueles alunos amigos, que continuam hoje, de vez em quando aparece um ou outro aqui, aí, Dona Fátima, você ainda continua na escola? Aí eu respondo pra ele, enquanto eu não estiver fazendo mal a ninguém, eu vou continuar na escola.”

Atualmente, a escola atende crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e mantém firme o compromisso com a formação cidadã e o ensino público de qualidade. A professora Ana Rita, há 16 anos na instituição, acompanhou de perto essa evolução. “Hoje em dia, a gente pode falar que a educação teve um avanço muito grande no nosso estado, né? Antigamente não tinha ar, não tinha louça e hoje em dia nós temos isso e eles podem ser usados, eles não serão mais reutilizados como antigamente.”

Com mais de 100 anos de história, a Escola Estadual Barão do Rio Branco continua sendo referência em tradição, educação e transformação, preservando lembranças de um passado marcante e inspirando novos sonhos para o futuro.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *