
Feira Internacional de Panificação da Amazônia atrai profissionais e empreendedores do setor em Manaus
A Feira Internacional de Panificação da Amazônia (FIPA) acontece de 16 a 18 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, e deve receber mais de 20 mil visitantes durante os três dias de evento. A programação reúne aulas-show, rodas de negócios, competições gastronômicas e até um seminário nacional sobre o futuro da […]
A Feira Internacional de Panificação da Amazônia (FIPA) acontece de 16 a 18 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, e deve receber mais de 20 mil visitantes durante os três dias de evento. A programação reúne aulas-show, rodas de negócios, competições gastronômicas e até um seminário nacional sobre o futuro da panificação no Brasil.
O aroma vindo dos estandes já anuncia o clima da feira: irresistível. São mais de 70 espaços expositores, reunindo empresários, confeiteiros e panificadores de várias regiões do país. Entre as atrações, destaque para o tradicional X-Caboquinho de 20 metros, símbolo da culinária amazonense.
A presidente da FIPA, Zeina Arruda, destacou o propósito do evento. “Inovação, surpresa de muitos novos produtos, nós estamos aqui com 73 estandes com os nossos distribuidores que trouxeram mais de 20 chefes do Brasil inteiro, inclusive chefe internacional. E estaremos aqui fazendo o que há de melhor na panificação e na confeitaria de inovação”.
O chefe internacional de massas Ronaldo Ayres reforçou o papel da feira como estímulo à formação de novos profissionais. “Essa feira, só pra ser exemplo, sou de São Paulo, vim pra cá, a gente viaja o Brasil todo e também exterior, mais de 24 países, a gente veio e tá sentindo, o Brasil falta mão de obra e mão de obra tá difícil, vem a tecnologia. A importância disso porque hoje as padarias estão vendendo mais pizza que as próprias pizzarias. Então, essa feira vai contribuir trazendo coisas novas, técnicas novas”.
Para Jerry Matos, a FIPA também é uma oportunidade de celebrar o setor. “O importante é que aqui nós estamos celebrando esse momento. Os setores da panificação, da confeitaria, os pizzaiolos, pode ter certeza, até 22 horas a gente vai ter uma movimentação aqui de profissionais da área, onde prestigiar é nosso momento aqui na FIPA 2025”.
Entre os expositores, grandes e pequenos empreendedores apresentam suas marcas e produtos. Representando o setor, a Soverpan, com 29 anos de atuação, destacou o impacto do evento para o mercado. “A Soverpan, com 29 anos de mercado, é um momento muito importante para o nosso setor, a primeira Feira Internacional de Panificação, então muitos empreendedores que são informais, que não têm um CNPJ, que são pequenos formadores de mercado, é importante que eles venham conhecer a Sorvepan, conhecer o empreendimento, o empreendedor do mercado de panificação e confeitaria e o evento é muito importante para atrair esse público, para que conheça matérias-primas, produtos internacionais”.
O gerente da Casa dos Panificadores, Marcos Dutra, também ressaltou a relevância da feira. “A importância da FIPA para a casa dos panificadores é que nós conseguimos agregar aquilo que nós temos de produto dentro das padarias, dentro das confeitarias. Os nossos produtos, a gente procura trabalhar com produtos de qualidade e a feira tem essa possibilidade de a gente mostrar com o que trabalhamos, mostrar a qualidade e a diversidade dos nossos produtos para os nossos clientes”.
A FIPA segue até sábado (18/10), sempre das 14h às 22h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, reunindo inovação, negócios e experiências sensoriais que celebram o universo da panificação e confeitaria da Amazônia.
Deixe um comentário