Amazonas - 20 de outubro de 2025

Festival de Parintins 2026: Caprichoso anuncia tema e Garantido lança edital de toadas

O Boi-Bumbá Caprichoso revelou, na madrugada deste domingo (19), o tema para o Festival de Parintins 2026. Durante a comemoração dos 112 anos do boi, foi apresentado o título: “Caprichoso: brinquedo que canta seu chão”. O tema celebra o sentimento que conecta gerações de brincantes, artistas e torcedores do boi negro de estrela azul. A […]

O Boi-Bumbá Caprichoso revelou, na madrugada deste domingo (19), o tema para o Festival de Parintins 2026. Durante a comemoração dos 112 anos do boi, foi apresentado o título: “Caprichoso: brinquedo que canta seu chão”.

O tema celebra o sentimento que conecta gerações de brincantes, artistas e torcedores do boi negro de estrela azul. A proposta transforma o amor pelo Caprichoso em arte e cultura, reforçando o boi como símbolo da identidade amazônica e do orgulho de Parintins. A revelação emocionou a Nação Azul, com uma superprodução audiovisual que homenageou a infância, a memória e o vínculo afetivo com o boi. Confira:

Enquanto isso, o Boi-Bumbá Garantido deu início ao processo criativo do seu espetáculo para 2026 com o lançamento do edital de toadas, anunciado pelo presidente Fred Goes. O documento estabelece novas diretrizes para os compositores, incluindo limite máximo de três autores por toada e a proibição do uso de inteligência artificial na criação musical.

O edital também oferece R$ 6 mil por toada selecionada e institui o Troféu Toada do Ano 2026, destinado à canção mais executada nas plataformas digitais, como Spotify, Deezer e YouTube.

As inscrições para o edital do Garantido estão abertas até 20 de novembro e podem ser feitas eletronicamente ou presencialmente no Curral Lindolfo Monteverde. O documento completo já está disponível nos canais oficiais do Boi Garantido, para participar clique neste link. 

O anúncio de ambos os bois marca o início da contagem regressiva para o Festival de Parintins, reforçando a tradição, a cultura e a criatividade que movem os dois maiores espetáculos folclóricos da Amazônia.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *