
IPHAN visita Museu Integrado de Roraima e governo prepara projeto para nova sede
Quadros, manuscritos, estátuas e ossadas de animais compõem o acervo que o Museu Integrado de Roraima preservou ao longo de décadas. Atualmente, o material está abrigado de forma provisória em um prédio localizado dentro do Parque Anauá, no bairro dos Estados, em Boa Vista. Nesta semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) […]
Quadros, manuscritos, estátuas e ossadas de animais compõem o acervo que o Museu Integrado de Roraima preservou ao longo de décadas. Atualmente, o material está abrigado de forma provisória em um prédio localizado dentro do Parque Anauá, no bairro dos Estados, em Boa Vista. Nesta semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou uma visita técnica ao local, acompanhada por representantes do Governo de Roraima, para avaliar as condições de conservação das peças e das esculturas.
O secretário adjunto de Cultura, Sandro Baré, destacou a importância da ação e convidou o público a conhecer o espaço.
“Uma espécie de uma fiscalização, de conversar com a gente, saber os investimentos que estão sendo feitos, o cuidado que está tendo com as peças do museu. Até convido vocês para visitar o museu do nosso estado de Roraima, fica aqui no Parque Anauá. Você conhecer aqui os nossos sítios arqueológicos, a arqueologia aqui no museu é muito rica”, afirmou.
De acordo com Larissa Guimarães, superintendente do IPHAN, a visita teve como objetivo identificar as necessidades do espaço cultural e fortalecer o diálogo institucional.
“O nosso foco de hoje, incluindo a visita dos servidores da sede do IPHAN em Brasília, é conhecer o material arqueológico, como ele está sendo conservado e a gente promover um diálogo mais próximo para que a instituição consiga receber materiais que venham de pesquisas arqueológicas. Então a gente está nessa articulação para fortalecimento da pesquisa, fortalecimento do museu integrado como um todo”, explicou.
O antigo prédio do Museu Integrado de Roraima, o único do estado, foi demolido em maio de 2023, após 12 anos de abandono. Desde então, o acervo está sob os cuidados da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR). O governo estadual elabora agora o projeto para a construção de uma nova sede, que deve abrigar de forma adequada as relíquias e coleções históricas.
“Esse museu aqui está de forma provisória, o prédio do novo museu já está sendo feito, já o projeto, o terreno já tem. Nós estamos em busca do recurso para construir um novo prédio e aí sim de forma adequada para receber o nosso Museu do Estado de Roraima. O IPHAN afirma que a construção do novo empreendimento será benéfica para a preservação da memória do estado de Roraima”, lembrou Larissa.
Ela acrescentou que o novo espaço deverá contemplar áreas específicas para pesquisa e conservação.
“Tem um espaço para acondicionar o material, espaço para que seja realizada pesquisa. A gente está falando de diferentes tipos de materiais e de diferentes trabalhos que são feitos em relação a esses materiais. Então, é muito importante que haja um espaço destinado ao museu integrado para que ele continue atuando na sua função, na sua função finalística de preservação dos diferentes tipos de patrimônio que ele conserva já aqui dentro”, completou.
Ainda não há uma data definida para o início das obras, mas o Governo de Roraima busca recursos para viabilizar o projeto.
“O projeto está terminando e assim que terminar, nós vamos atrás de recurso. Uma emenda parlamentar federal, uma emenda educada dos nossos parlamentares federais, estaduais, recurso próprio do Governo do Estado, recurso do Governo Federal, enfim, para construir o prédio, que na verdade não é gasto, é investimento”, ressaltou Sandro Baré.
📍 O novo Museu Integrado de Roraima será o principal espaço de preservação e valorização da memória cultural e arqueológica do estado.
Deixe um comentário